quarta-feira, 1 de maio de 2013

Beringela recheada no forno

Descobri os prazeres de um novo ingrediente... Beringela! Parece uma vergonha, mas é verdade, só descobri este legume tão utilizado aos 30 anos!
Nunca foi legume que se usasse na casa da minha mãe, logo, não fazia parte da minha memória culinária.
Tardou mas não falhou, e tive vontade de exprimentar um novo sabor, do qual fiquei fã, e com muita vontade de fazer novos pratos!
O que fiz foi baseado e inspirado numa receita que vi num blog, e que é muito simples, mas acrescentei um ingrediente ao prato, cogumelos, e fiz um truque que aprendi depois de ler algumas informações sobre este ingrediente que é considerado de fruto-legume, e a sua origem vem da planta Solanum melongena.
Li que muitas vezes a beringela ao ser cozinhada pode ficar um pouco amarga, e que um dos truques para isso não acontecer é antes de cozinhar, cortá-la e deixá-la repousar um pouco com pedras de sal por cima, assim, acaba por fazer com que ela perca parte da sua água, e da amargura.
Antes de prepará-la para ir ao forno sacudi as pedras de sal.
Outra das coisas que li foi que é importante que ao escolher tenhamos atenção se a Beringela está com uma boa cor e aspecto, e que não esteja mole nem tocada.
A minha beringela cortei-a em rodelas, e depois de lhe fazer o truque do sal, coloquei-as espalhadas num tabuleiro de ir ao forno, e reguei-as com um fiozinho de azeite por cima. Entretanto preparei a mistura para rechear, cortando o tomate em pedaçinhos bem pequenos, e o mesmo aos cogumelos, misturei tudo numa tigela e temperei, com um fio de azeite, oregãos secos e salsa desidratada.
Coloquei um pouco desta mistura sobre cada rodela de beringela, e polvinhei com queijo mozzarella ralado.
Não coloquei sal pois a beringela acaba por ficar temperada, mesmo tirando o excesso do sal.
Coloco no forno a 180º por cerca de 30 minutos, e sirvo logo de seguida!
Fica delicioso! Fiquei fã!

Ingredientes:
1 Beringela grande ou 2 médias
3 tomates maduros
cogumelos frescos
Queijo Mozzarella q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Oregãos q.b.
Salsa q.b.

Obs.: eu servi com arroz branco e fica um bom acompanhamento para um jantar ou almoço, mas só a beringela recheada fica muito bem para ser servida como entrada!

Sem comentários:

Enviar um comentário