quinta-feira, 30 de maio de 2013

Beringela Recheada com Frango no forno

Beringela, tem sido um ingrediente recorrente cá em casa em novas experiências!
Vou partilhar esta receita convosco pois também correu muito bem, e ficou muito mais light que a outra que fiz, primeiro pelos ingredientes que utilizei, segundo pela forma de confecção, já que tanto o frango como os legumes são cozidos.
A receita é muito simples e muito rápida de se preparar.

Ingredientes:

3 Beringelas
150g Cogumelos frescos
5 Tomates cherry
1 Peito de frango ( ou 2 se forem pequenos )
Azeite, ervas aromáticas e sal q.b.
Queijo Ralado q.b.

Confecção:

Começo por cozer as beringelas cortadas ao meio em altura, tendo o cuidado de quando a água está a ferver, deixa-las cozer cerca de 5 a 7 minutos.
Depois de cozidas, deixo-as a escorrer enquanto preparo o resto dos ingredientes.
Preparo os cogumelos cortando-os em pedaços e levando ao lume numa frigideira alguns um pouco de tempo com um fio de azeite, não se pretendendo fritá-los, mas sim dar uma leve pré-confecção. Misturar nos cogumelos os tomates cortados em fatias e temperar com um pitadinha de sal. O tomate e os cogumelos vão largar a sua água, e nós após desligarmos o lume iremos escorrer bem.
Entretanto já coloquei ao lume uma panela com água e um pouco de sal e vou cozer o peito de frango.
Quando as beringelas tiverem arrefecido e escorrido a água, retirar a polpa e reservar, tentando não danificar a casca.
Juntar depois à polpa da beringela cortada os cogumelos com o tomate, e depois o frango desfiado, envolvemos e temperamos com ervas aromáticas, oregãos, salsa desidratada, manjericão em folha, um fio de azeite e uma pitada de sal, e provamos.
Dispomos as cascas da beringela num tabuleiro pirex, e enchemos com a mistura preparada, polvilhamos com queijo ralado, e decoramos com uma folha de manjericão.
Levamos ao forno pré-aquecido a 180º e retiramos quando o queio estiver gratinado!
Fica muito bom e levezinho! Óptimo para um belo jantar!
Bom apetite!

Pão Simples na Bimby!!

Pois ontem reparei que tinha ficado sem pão, e eu não passo sem o meu pãozinho ao pequeno-almoço com o  meu café, por isso pús as mãos na massa! eheheheh
Fui a procura de uma receita que fosse rápida, simples e com bom aspecto, para pôr a minha bimby a funcionar.
Encontrei num blog chamado " A minha Binby faz" e estava lá esta receita simples e sem necessidade de levedar! Também encontrei depois a receita no site do Mundo Bimby e é fantástica!
As alterações que fiz foi as medidas, utilizei apenas metade das quantidades sugeridas no blog referido, e deu um belo pão mesmo assim! As quantidades que utilizei são identicas à do site do mundo bimby.
E também alterei o fermento, uma vez que não tinha em casa os cubos de fermento fresco de padeiro, utilizei as saquetas da Fermipan, e resultou bem.
O pão ficou com uma códea bem estaladiça e com um miolo bem fofinho! Uma delícia!

Aqui ficam as quantidades que eu utilizei para o pão que vêm nas fotos.

Ingredientes:

175gr Água
320gr Farinha
20gr azeite
1 + 1/2 saquetas de Fermento Fermipan
1/2 c. chá sal

Preparação:

Coloquei no copo da Bimby a água , o azeite e o fermento e programei 2min./37º/vel.2
Adicionei a farinha e o Sal e pús 10seg/vel6 e de seguida 2min./vel. espiga
Entretanto polvilhe com farinha a superficie para trabalhar e moldar o pão.
Moldei uma bola com massa e coloquei num pirex com tampa, pincelei a massa com azeite e como sugerido fiz uns cortes por cima, polvilhando com farinha e tapei o pirex.
Coloquei no forno frio, programei 220º a 40 minutos.
Fiquei super curiosa com esta particularidade de fazer o pão num pirex, mas a verdade é que resultou lindamente, sendo que ele ficou com o formato do meu tacho de porcelana , e cozeu muito bem!
O facto de colocarmos logo no forno frio, ao que parece, o pão acaba por ir levedando enquanto o forno vai aquecendo! Fantástico!
Recomendo! Mais que aprovado! Soube muito bem pela manhã, e claro acabadinho de fazer com um pouco de manteiga... isso nem se fala!

domingo, 26 de maio de 2013

Tarte de Vegetais

Ainda na onda das tartes, que nós cá em casa adoramos, resolvi fazer uma versão mais light  já que o recheio leva basicamente uma mistura de vegetais, que por sua  vez ligam na perfeição, e fica uma tarte deliciosa e muito saborosa! Nada aborrecida!

A massa que eu utilizo, já sabem é caseira, a receita de massa tenra é a da bimby, mas também podem optar pela massa de compra.

Ingredientes:

1 Cebola
2 Dentes de alho
3 Tomates Maduros
1 Courgete
1 Alho Françês
1 Beringela
1 Cenoura
1/2 Pimento Verde
Manjericão
Queijo Ralado
4 ou 5 Ovos
1 Pacote de Natas
Azeite, sal e oregãos q.b.
Salsa Desidratada q.b.

Começo por cortar todos os vegetais em pedaços pequenos, todos do mesmo modo e tamanho ( dentro do possível claro! ) e optei por um corte em brunoise ( cubos bem pequenos e uniformes ). Coloco a cebola e o alho na caçarola a refogar ligeiramente em um fio de azeite, e vou juntando os tomates, a cenoura, o pimento, o alho françês, a courgete e a beringela, tempero com sal e oregãos e deixo cozinhar em lume brando, os legumes vão largando a sua água e acabam por cozinhar nela. Confiram o tempero, para que os legumes fiquem saborosos.

Quando os vegetais estiverem cozinhados escorrer num passador e reservar. Entretanto bato os ovos e junto as natas, tempero com uma pitada de sal e salsa desidratada.

A massa já a coloquei a fazer e já a estiquei, cobrindo com ela o fundo de uma tarteira. Depois coloco os vegetais espalhados na base e verto o preparado dos ovos decoro com queijo ralado por cima e vai ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos. Quando retiro antes de servir decoro  com folhas de manjericão. Et Voilá! Bom apetite!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Empadas de Carne

Pois tal como prometido aqui fica a receita das minhas empadinhas de carne! Foram feitas de um aproveitamento de massa e recheio que me sobrou de uma tarte grande que fiz, e a experiência das empadas correu lindamente, porque ficaram uma delícia!
Embora não seja massa típica de empadas, ficarem absolutamente divinais, e assim nada se desperdiçou!

A massa que utilizei foi da receita de massa quebrada da bimby, e que se faz muito rápido, e é muito fácil de trabalhar com ela.
Embora os ingredientes que vos vá dar e quantidades seja da receita que vem no livro da bimby, calculo que fique igualmente boa feita e amassada à mão.

Ingredientes para Massa Quebrada da Bimby:

300g de farinha
130g de manteiga
70g de água
0,5 colher de chá de sal
0,5 colher de chá de açucar

E na bimby misturam-se os ingredientes pela ordem indicada e mexesse durante 16 segundos, velocidade 6.
Calculo que á mão será até a massa estar boa para trabalhar.

Estica-se a massa com o rolo, e cobre-se o fundo das formas de alumínio, não é preciso untar as formas, e depois coloca-se o recheio e tapa-se com mais massa, unindo toda a volta. Antes de colocar no forno pincelar com gema de ovo.
No forno pré-aquecido a 180º, deixamos cozer até estarem com a massa cozinhada, e com uma cor bonita. Não colocar muito em cima no forno, para que não queimem e fiquem escuras por fora, e mal cozida a massa. Coloquem no fundo do forno. As minhas ficaram cerca de 20 a 30 minutos.

Para o recheio, podemos dar asas á imaginação, e rechear com galinha, frango, legumes, carne picada, envolver em molho bechamel, ou natas... basicamente com o que nos apetecer.
Eu como estava a fazer uma tarte caseira grande, aproveitei o recheio para as empadas! Podem-nas fazer sempre que vos sobre frango assado por exemplo!
Desfiam os frango, envolvem em molho bechamel-- et voilá!

Na próxima receita dou-vos os ingredientes do recheio que utilizei.
Até lá...bom apetite!

domingo, 12 de maio de 2013

Lasanha de Legumes com Mozzarella

O jantar hoje foi... Lasanha de Legumes com Queijo Mozzarella! Uma delícia e uma refeição saudável!
Hoje foi um dia de alimentação light! Só dei uma escapadinha pelo bolo de laranja ao lanche com um chá quentinho!
Então vamos passar à receita, e esta é simples mas ainda demora uns 40 minutos de confecção, e 30 minutos no forno, mas vale muito a pena!

Lasanha de legumes com Mozzarella:

Para a base de tomate:
1 cebola
5 colheres de sopa de polpa de tomate
vinho tinto ou branco q.b.
água q.b.
1 colher de café de açucar
sal, pimenta e oregãos q.b.

Para o recheio:
Placas de massa para lasanha
800gr de espinafres ( podem ser frescos ou congelados )
1 cebola
1 cenoura
cogumelos frescos ou de lata ( o que houver )
1/2 lata de milho doce
Queijo Mozzarella ralado q.b.
2 Queijos Mozzarella frescos ou 200gr de mozzarella fatiado

Molho Béchamel:
60 gr Farinha
30 gr de Manteiga
1 Leite Magro
Sal, pimenta, noz moscada q.b.

Ora então vamos começar, coloque uma panela ao lume e quando estiver a ferver coloque os espinafres a cozer cerca de 5 minutos a ferver. Escorremos os espinafres depois de cozidos, e deixamos no escorredor enquanto preparamos o resto, já que o espinafre absorve muito a água, é importante ir espremendo algumas vezes pressionando os espinafres, para que largue toda a água. Dica: guarde a água de escorrer os espinafres caso a seguir pense fazer uma sopa! Nada de desperdícios!

Depois descascamos as cebolas, para uma frigideira cortamos uma cebola em meias luas e colocamos a refogar com um fiozinho de azeite em lume baixo para não queimar, juntando os cogumelos laminados, e a cenoura ralada, deixamos cozinhar alguns minutos, e depois juntar o milho, assim que os legumes estiverem cozinhados, apagamos o lume.

Para outra frigideira picamos a outra cebola e refogamos também com um pouquinho de azeite. Depois juntamos a polpa de tomate, o vinho tinto ou branco, um pouco de água, e temperamos com sal, pimenta, oregãos e deixamos ferver em lume brando, para o molho de tomate engrossar. Vamos sempre provando, e caso esteja muito ácido colocamos uma colher de café de açucar. Quando o molho tiver pronto, apagamos o lume e deixamos repousar.

O molho béchamel, podemos usar dos já feitos de compra, ou fazemos nós. Eu prefiro fazer! Num tacho colocar a manteiga a derreter, e depois juntar a farinha e desfazê-la na manteiga. Vamos acrescentando aos poucos o leite para evitar criar grumos, mexendo sempre com uma vara. Deixamos engrossar e temperamos a gosto. Para quem tem uma Bimby, a tarefa está facilitada!

Vamos preparar e montar a nossa lasanha!

Num tabuleiro rectangular de ir ao forno, vertemos no fundo o molho de tomate, e começamos por espalhar a 1ª camada de placas de massa, que embora nas embalagens diga que não precisa de cozer, eu prefiro passá-las alguns segundos por água a ferver, assim evitando que a massa fique mal cozida no forno!
Depois de cobrirmos a base do molho com a massa, colocamos o nosso preparado de legumes e espalhamos pelo tabuleiro, bem como o nosso espinafre bem escorrido!
Depois acrescentamos o queijo mozzarella partido aos pedaços, e com uma colher colocamos um pouco de bechamel por cima do nosso recheio, só para ficar cremoso.
Tapamos com a 2ªcamada de placas de massa e cobrimos com o restante molho bechamel de forma a cobrir toda a parte de cima da lasanha. Polvilhamos com queijo e oregãos!
E vai ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos, verificando sempre se a cobertura já está tostadinha, para não queimar.

E já está! Humm... Sirvam com uma saladinha, ou com um pouco de rúcula. E bom apetite!!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Legumes Salteados com Esparguete Integral

Bom, cá em casa também se fazem receitas mais simples, e rápidas, principalmente quando o almoço é só para mim!
Adoro massa, e adoro legumes salteados, por isso nada melhor que mistura-los!
Descobri o esparguete integral, que é bastante bom em termos de sabor e muito mais saudável e nutricional.
Mas se preferirem a receita fica igualmente saborosa com esparguete normal.
Ingredientes:
Esparguete integral q.b.
1/2 Courgete
5 Cogumelos
5 Tomates Cherry
1 colher de sopa de bacon às tiras
Azeite q.b.
Sal q.b.
Oregãos q.b.
Queijo Ralado q.b.
Começo por numa panela colocar a água ao lume com um pouco de sal, e quando estiver a ferver coloco o esparguete e deixo ferver uns 10 minutos, pois gosto da massa "al dente". Depois de cozido, escorro e passo por água fria para não cozer mais, e reservo.
Numa frigideira salteio num fio de azeite, a courgete e os cogumelos partidos em quartos, junto depois o bacon e os tomates cortados em meias-luas, tempero com umas pedras de sal e oregãos. Assim que os legumes estiverem cozinhados, junto a essa mistura o esparguete, salteio tudo mais uns segundos, e coloco no final um pouquinho de queijo ralado.
Como de imediato, bem quentinho, e saboroso! Um delícia!
Bom apetite!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Bacalhau à Gomes de Sá

Adoro pratos simples, tradicionais, e que nos fazem sentir tão reconfortados quando os comemos!
Este é um dos nossos preferidos!

Ingredientes:

2 postas de Bacalhau demolhado
2 Cebolas
2 dentes de alho
10 Batatas de cozer
Azeitonas q.b.
3 Ovos
Salsa q.b.
Sal e azeite q.b.
Para fazer este prato coloco as batatas descascadas e partidas ao meio, as duas postas de bacalhau e os ovos a cozer. Eu coloco sempre os ovos a cozer num tachinho à parte, e quando estão cozidos colocos em água fria para depois consguir tirar a casca e cotá-los.
Numa frigideira coloco as cebolas cortadas em meias-luas, os dentes de alho cortados e um bocado de azeite e deixo refogar até as cebolas alourarem, sem deixar que fritem demais.
Quando o bacalhau está cozido desfio-o, retirando a pele as espinhas, e reservo. As batatas deixo arrefecer um pouco, e depois corto-as ao meio em comprimento novamente, para ficarem mais finas, e disponho-as no fundo de uma travessa. Coloco o bacalhau desfiado por cima, os ovos cortados em rodelas, as cebolas refogadas no azeite, e as azeitonas. Rego com mais azeite, salsa desidratada por cima, e vai ao forno só para levar um entalão de calor.
Sirvo com uma bela saladinha, polvilho com salsa fresca, e fica um manjar dos deuses!
Bom apetite!!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Beringela Recheada com carne e Gratinada no forno

Pois foi, fiquei mesmo fã da Beringela!
Uma amiga falou-me de fazer com carne, e eu inspirei-me no fim-de-semana e tentei inovar, fazendo uma receita que ficou divinal, pegando nos bases deste prato e colocando mais umas coisinhas que adoro e que só deram um sabor mais intenso e delicíoso a esta receita!
Recomendo vivamente, porque o jantar de Sábado soube-me pela vida!
Relembro que as porções que uso são sempre para 2 pessoas!

Ingredientes:

1 Beringela Grande ( ou duas, eu escolhi uma que era muito grande e bonita, com a pele lisinha e uma cor vivaça)
1 Cebola
2 dentes de alho
1 Raspa de Gengibre
3 Colheres de sopa de molho de tomate
5 Cogumelos frescos
150 g de carne picada
1 Cenoura Ralada
Queijo Ralado ( eu usei uma mistura de 4 queijos ralados, mas tb pode ser outro tipo )
Sal, azeite, oregãos e salsa desidratada q.b.

Confecção:

Comecei por lavar e aparar as pontas da beringela, cortá-la ao meio em comprimento, e levá-la ao forno, dando um golpes na parte de cima, para que o calor penetre na beringela e a vá cozinhando . Temos de ter sempre cuidado para não danificar a casca, que será usada mais tarde para rechear.
Fui sempre controlando o forno, até verificar que o interior da beringela já estava molinho, e nessa fase retirei do forno.
Entretanto numa panela coloquei a cebola picada junto com alho, um fio de azeite, e raspei um pouco de gengibre fresco, e deixei refogar.
Depois juntei a carne picada, os cogumelos cortados aos pedaços e a cenoura ralada, e deixei cozinhar. Temperei com um pouco de sal, e as ervas aromáticas, e juntei o molho de tomate quando a carne já estava quase cozinhada.
Deixei tudo apurar e o molho cozinhar, retificando os sabores.

Preparei de seguida a beringela, que já tinha arrefecido um pouco, e com uma colher, retirei a polpa cozinhada em toda a casca da beringela, sem danificar a mesma. Essa polpa juntei ao misturado da carne e envolvi tudo.

Passei a rechear as cascas com a mistura já confeccionada, polvilhei com o queijo ralado, e salpiquei com oregãos,  e levei ao forno apenas para gratinar!
Tirei do forno, servi de imediato, acompanhado com uma saladinha com rúcula selvagem, cenoura, e tomate cherry,e ficou um prato delicíoso!
Cada garfada foi uma explosão de sabores!
Amei e recomendo!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Beringela recheada no forno

Descobri os prazeres de um novo ingrediente... Beringela! Parece uma vergonha, mas é verdade, só descobri este legume tão utilizado aos 30 anos!
Nunca foi legume que se usasse na casa da minha mãe, logo, não fazia parte da minha memória culinária.
Tardou mas não falhou, e tive vontade de exprimentar um novo sabor, do qual fiquei fã, e com muita vontade de fazer novos pratos!
O que fiz foi baseado e inspirado numa receita que vi num blog, e que é muito simples, mas acrescentei um ingrediente ao prato, cogumelos, e fiz um truque que aprendi depois de ler algumas informações sobre este ingrediente que é considerado de fruto-legume, e a sua origem vem da planta Solanum melongena.
Li que muitas vezes a beringela ao ser cozinhada pode ficar um pouco amarga, e que um dos truques para isso não acontecer é antes de cozinhar, cortá-la e deixá-la repousar um pouco com pedras de sal por cima, assim, acaba por fazer com que ela perca parte da sua água, e da amargura.
Antes de prepará-la para ir ao forno sacudi as pedras de sal.
Outra das coisas que li foi que é importante que ao escolher tenhamos atenção se a Beringela está com uma boa cor e aspecto, e que não esteja mole nem tocada.
A minha beringela cortei-a em rodelas, e depois de lhe fazer o truque do sal, coloquei-as espalhadas num tabuleiro de ir ao forno, e reguei-as com um fiozinho de azeite por cima. Entretanto preparei a mistura para rechear, cortando o tomate em pedaçinhos bem pequenos, e o mesmo aos cogumelos, misturei tudo numa tigela e temperei, com um fio de azeite, oregãos secos e salsa desidratada.
Coloquei um pouco desta mistura sobre cada rodela de beringela, e polvinhei com queijo mozzarella ralado.
Não coloquei sal pois a beringela acaba por ficar temperada, mesmo tirando o excesso do sal.
Coloco no forno a 180º por cerca de 30 minutos, e sirvo logo de seguida!
Fica delicioso! Fiquei fã!

Ingredientes:
1 Beringela grande ou 2 médias
3 tomates maduros
cogumelos frescos
Queijo Mozzarella q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Oregãos q.b.
Salsa q.b.

Obs.: eu servi com arroz branco e fica um bom acompanhamento para um jantar ou almoço, mas só a beringela recheada fica muito bem para ser servida como entrada!