sexta-feira, 7 de junho de 2013

Beringela com legumes estufados e gratinada no forno

Pois aqui estamos nós com as minhas experiências com a Beringela. Eu quando gosto de um ingrediente e vejo potencial para explorar novos paladares, e novas receitas, não me canso nem me enjoo! :) Cá em casa a beringela já está mais do que adoptada e aprovada! E esta receita que inventei fica saborosa demais!! É de comer e repetir e pedir por mais! Aqui fica.

Ingredientes:

2 Beringelas grandes e bonitas
1 Alho francês
1 Tomate grande maduro, ou um pouco de tomate aos pedaços congelado
1 Cebola
150 g de cogumelos frascos ou congelados
Polpa de tomate q.b.
1 caldo de legumes
Àgua q.b.
Sal, azeite, salsa desidratada e oregãos, q.b.
1 Queijo Mozzarella inteiro
Queijo Mozzarella ralado q.b.
Açucar q.b.

Confecção:

Comece por preparar os legumes, lavando-os e cortando-os, sendo que a cebola é picada, os cogumelos são laminados, o alho francês cortado aos pedacinhos pequenos, e o tomate bem picado. A beringela coloque 30 minutos antes, cortada às rodelas com cerca de  4cm, a desidratar com pedras de sal sob uma grelha, ou algo que permita a água escorrer. Quando já passou esse tempo, com uma faca, raspe as pedras de sal do cimo das rodelas, pincele um tabuleiro com azeite e disponha as rodelas para irem ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 15 a 20 minutos.
É importante que fiquem quase cozinhadas, mas não moles demais!
Numa panela coloque um fio de azeite e junte todos os legumes restantes, a ideia não é fazer um refogado mas sim estufar os legumes.
Coloque a cebola, o tomate, o alho francês, os cogumelos, e uma pitada de sal, e deixe começar a cozinhar, os legumes irão começar a largar o seu líquido, e vamos sempre mexendo para não agarrar. Quando os legumes já tiverem ao lume à uns 7/10 minutos, juntamos umas 3 colheres de sopa de polpa de tomate, e um caldo de legumes dissolvido num copo de água quente, temperamos com as ervas aromáticas, adicionamos uma colher de chá de açucar e rectificamos o sal. Deixamos ferver mais alguns minutos até os legumes estarem totalmente cozinhados. Vejam se está pronto, provando se o alho francês já não está rijo, e se o molho já está consistente.
Preparamos o queijo mozzarella, cortando-o ás rodelas, e reservamos. Quando todos os elementos estiverem prontos, vamos preparar um tacho de porcelana de ir ao forno, ou um pirex ( mas não muito grande ), e vamos dispor os nossos preparados.
Começamos por colocar uma concha de estufado de legumes no fundo, dispomos uma camada de rodelas de beringela, e uma camada de mozzarella fatiada, voltamos ao inicio, uma de legumes, uma de beringela e uma de mozzarella... até terminarmos com a beringela por cima.
Cobrimos com queijo mozzarella ralado e vai ao forno que já está quente, apenas o tempo suficiente para gratinar!
E depois servir bem quentinho!! Que delícia! Bom apetite!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Pescada Assada no Forno em cama de Batatas

Ingredientes:

4 Postas de Pescada congelada e arranjada
8 Batatas de Assar
1 Cebola
1 Pimento Verde
2 Dentes de Alho
Pimentão Doce q.b.
Azeite q.b.
Vinho Branco q.b.
1 caldo de legumes
Margarina q.b.
Água q.b.
Sal, e salsa desidratada q.b.

Preparação:

Começo por descascar as batatas e cortá-las em rodelas, mas não muito grossas, nem demasiado finas! Descasco a cebola e corto-a em meias luas, e descasco o alho e lamino-o. O pimento verde é lavado e cortado em tiras. Deito um fio de azeite no fundo de um tabuleiro e disponho no fundo a cebola, depois as rodelas de batatas por cima mais o alho laminado, e por fim as tiras de pimento verde.
Tempero os legumes com pimentão doce ( colorau ), uma pitada de sal, salsa, um pouco de vinho branco, uns nozinhos de margarina, e num copo de água quente dissolvemos o caldo de legumes e vertemos no tabuleiro.
Pré-aquecemos o forno a 180º e colocamos o tabuleiro por cerca de 20 minutos, para dar um entalão nos legumes, uma vez que depois o peixe cozinha rápido. Uma forma de não deixar tempo demais, é irem vendo se a batata já está semi assada, quando estiver retiram o tabuleiro colocam as postas de pescada por cima, e com uma colher molhem-no com o molho que já se formou no tabuleiro. Salpiquem a pescada com um pouco de pimentão,salsa, e umas pedrinhas de sal, vai ao forno até estar cozinhada na perfeição. Fica muito guloso! E é uma forma simples e saborosa de se comer peixe!